segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um novo desafio nas aulas de informática: o Excel




Com a popularização dos computadores – entende-se por computadores não apenas os microcomputadores residenciais, chamados também de desktop; mas os notebooks – outrora maiores, chamados de laptop; e os netbooks – que são notebooks menores, sem drive de CD/DVD – os alunos, em uma parcela considerável, chegam as aulas de informática com conhecimentos básicos e com coordenação motora fina para operação do mouse bem desenvolvida.

A geração atual, chamada por alguns de geração high tech – ou seja, imersa em tecnologia – por vezes, acumulam apenas uma cultura tecnológica básica, resultado de um acesso facilitado (em casa; na casa de vizinhos, amigos e parentes; em lan houses, entre outros) com uma cultura simplista de acesso ao computador e a rede para jogos e redes sociais.

Observa-se então que, apesar de muitas crianças e adolescente terem acesso ao computador, muitos não conseguem exercer tarefas que fogem da sua cultura tecnológica simplista.

Aproveitando a permanência das turmas 500 e 503 na grade das aulas de Informática, surgiu a oportunidade de realizar um trabalho diferenciado com essas turmas, um trabalho mais profundo, com o uso da planilha eletrônica, chamado comercialmente pela Microsoft de Microsoft Office Excel, mais conhecido simplesmente como Excel.

O Trabalho com Excel é considerado de nível intermediário, que propiciará um aprofundamento no raciocínio matemático, com uso das quatro operações básicas e formulas.

Espera-se deste trabalho que os discentes concluam o ano letivo com um maior raciocínio lógico-matemático e que apreendam os conhecimentos acerca da operação da planilha eletrônica, tão necessária nos dias de hoje para atuação no mercado de trabalho e para autogestão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário